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O Blog do Bartender

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Pisco abre caminho para o Norte. PARTE 1



O pisco, o claro destilado de uva sul-americano, está emergindo do nevoeiro da história e trazendo um rico frescor para os coquetéis. Em Nova York e outras cidades, as lojas de bebida e bares que não tinham nenhum pisco em suas adegas até alguns anos atrás, agora possuem vários e estão adicionando mais, tornando-o a aguardente que mais cresce no país, de acordo com o Distilled Spirits Council of the United States ('Conselho de bebidas alcoólicas destiladas dos Estados Unidos’, em tradução livre).
Os novos piscos são um lamento longínquo perto da famosa coisa rústica e provocadora de ressacas que existia antes. Piscos da mais alta qualidade estão sendo produzidos por connoisseurs peruanos e esses novos produtos estão alimentando o crescente mercado da exportação, frequentemente com uma mãozinha da perícia, paixão e dinheiro dos Estados Unidos.
“O pisco ainda não pertencente ao 'mainstream’”, diz Julie Reiner, dona de dois clubes de Nova York, o Lani Kai e o Clover Club. “Mas está ganhando força conforme as pessoas ficam conhecendo mais sobre ele”.
O Peru lidera a onda, tendo quase dobrado as suas exportações de pisco para os Estados Unidos no ano passado, segundo a consultoria de importação Veritrade. Johnny Schuler, dono de restaurante e personalidade televisiva em Lima, é quem destila o Pisco Portón, produto cobiçado pelo mercado americano. Em maio, Schuler disse que a companhia, da qual é dono juntamente com William Kallop – homem do petróleo do Texas – pretende investir milhões promovendo a aguardente.
O Pisco Portón pode ser o mais querido entre as melhores marcas novas, mas não é o primeiro a alcançar esse status de qualidade. Em 2005, Diego Loret de Mola, um peruano-americano que trabalhava em finanças, começou a importar o BarSol. Melanie e Lizzie Asher, irmãs nascidas no Peru, que frequentaram Harvard e agora residem em Washington, introduziram o Macchu Pisco em 2006.
No intervalo de um ano, elas se tornaram as maiores exportadoras de pisco peruano, e dizem que suas vendas vêm aumentando 30 por cento a cada ano.
A Campo de Encanto, parceria entre um bartender e um sommelier em São Francisco, juntamente com uma destilaria no Peru, estreou em 2010. Da mesma maneira fez a Vinas de Oro, uma linha de 11 piscos que Timothy Childs, empreendedor de São Francisco e fundador da Cleargrape, descobriu em uma viagem ao Peru.
O 'boom’ não atingiu com a mesma força o Chile, que disputa com o Peru a reivindicação como terra natal do pisco e onde a produção suplanta o Peru na proporção de 8 para 1.
O pisco chileno também tende a ser mais barato dos que os novatos do Peru.
Mas até o final do ano, pelo menos uma dúzia de piscos chilenos mais refinados, com preços na faixa de US$ 40 a garrafa, vão chegar ao mercado, começando por Nova York, diz Mauricio Biacheri, presidente da Puro Chile.
O que distingue os novatos peruanos é a qualidade. “Nós obtemos as nossas uvas de uma cooperativa de mulheres produtoras”, diz Melanie Asher.
“Monitoramos as leveduras selvagens, usamos fermentação a frio e geralmente atingimos valores acima das regulamentações”.
E como existe regulamentação. Para a bebida ser considerada pisco no Peru, a aguardente deve ser feita de uvas criadas em vales costeiros designados ao sul de Lima. Existem 42 vales, e oito variedades, classificadas como aromáticas, como a moscatel ou itália, ou não-aromáticas, como a quebranta, que é uma uva extremamente dócil para cultivo e a mais amplamente utilizada.
Após a colheita, que ocorre de fevereiro a maio, as uvas são esmagadas, naturalmente fermentadas e então destiladas em alambiques de cobre, como o conhaque. O pisco também é destilado para prova, o que significa que não é diluído em água antes do engarrafamento.
A regulamentação no Chile sai perdendo em alguns pontos, permitindo a adição de açúcar e água e um pouco de envelhecimento em barris de carvalho.
Embora existam semelhanças ao paladar entre o pisco e a grappa da Itália, ou o marc da França, essas bebidas são feitas do mosto, das sobras do processo de fabricação de vinhos, enquanto o pisco é um 'eau de vie’ de uvas, perfumado, frutado e frequentemente possuidor de uma rica viscosidade.
“Existe um senso 'terroir’ real no pisco”, diz Walter Moore, um dos fundadores da Campo de Encanto.

Postado por Walter Garin às 14:44

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Walter Garin
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Bartender ha 18 anos, desempenhando a função em diversos paises. Hoje sou dono e um dos instrutores da Shake - Bar & Flair Training uma das melhores escolas de bartenders da América do Sul e Embaixador da WFA (World Flair Association). Pioneiro na área de Mixologia e Mixologia Molecular no Rio de Janeiro, realizando na Shake os primeiros cursos desta modalidade na cidade. Hoje é consultor de algumas empresas de bebidas e bartender da Bacardi no nosso estado. Competidor de flair por diversos anos, esteve nas melhores competições do continente, como Eliminatória Roadhouse (Argentina), Brasileiros de Flair (ABB), Uruguay Open Flair (CONRAD CASSINO), Brasil Open Flair (São Paulo) e mais de 10 competições nacionais e internacionais. "Meu objetivo é levar conhecimento as pessoas que buscam ingressar na profissão de bartender ou procuram aperfeiçoamento profissional na área."
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