Shake - Bar & Flair Training

Shake - Bar & Flair Training
O Blog do Bartender

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

DAIQUIRI - Uma das lendas do Caribe



Desta vez veremos um coquetel clássico da I.B.A, que como a grande maioria dos grandes coquetéis tem diversas versões sobre sua criação.
O nome Daiquirí é também o nome de uma praia perto de Santiago de Cuba , e de uma mina de ferro da área, a palavra tem origem Taíno (habitantes pré colombianos do caribe) . O coquetel foi supostamente inventado por volta de 1900 em um bar chamado Vênus em Santiago, cerca de 23 quilômetros a leste da mina, por um grupo de engenheiros americanos de minas. Entre os engenheiros estavam presentes Jennings Cox , gerente geral da América espanhola Iron Co., Francis J. Linthicum, Manning C. Combs, George W. Pfeiffer, Berneire De Whitaker, Merritt C. Holmes e O. Proctor Persing. Ainda persistem histórias de que Cox inventou a bebida, quando trocou o gin pelo rum enquanto entretinha os convidados americanos, a bebida foi aceita naturalmente devido à prevalência de limão e açúcar.


Originalmente a bebida era servida em um copo alto cheio de gelo picado. Uma colher de chá de açúcar era derramada sobre o gelo e o suco de um ou dois limões espremidos sobre o açúcar. Duas ou três onças de rum concluíam a mistura. O coquetel era resfriado e agitado com uma bailarina. Mais tarde evoluiu para o Daiquirí ao ser batido na coqueteleira, mas com gelo raspado. Após batido era servido em uma taça Martini previamente gelada. Um artigo de 14 de março de 1937 na edição do jornal Miami Herald , bem como correspondência pessoal de JF Linthicum confirmam a receita e essa história antiga.


O consumo da bebida permaneceu localizado, até 1909, quando o Almirante Lucius W. Johnson, médico da Marinha dos EUA, bebeu o drink de Cox. Johnson,posteriormente o apresentou ao Exército e ao Clube Naval de Washington, DC , e os bebedores de Daiquiri aumentaram no espaço de poucas décadas. O Daiquiri foi uma das bebidas preferidas do escritor Ernest Hemingway e presidente John F. Kennedy .


A bebida se tornou popular na década de 1940. Em época de guerra o racionamento fez o uísque, a vodca, e outras bebidas, difíceis de encontrar ou ainda por causa da política de Boa Vizinhança de Roosevelt (que abriu as relações comerciais e de viagens com a América Latina, Cuba e o Caribe), o rum era facilmente encontrado. A Política da Boa Vizinhança (também conhecido como “programa Pan-Americano ') ajudou a fazer da América Latina um produto da moda. Como conseqüência, as bebidas com base alcoólica de rum (antes rechaçada por ser bebida de marinheiros e gente de baixo nível social), também viraram moda, e o Daiquirí viu sua popularidade aumentar de forma surpreendente nos EUA.


A receita básica para um daiquiri também é semelhante ao grog que marinheiros britânicos bebiam a bordo do navio a partir da década de 1740. Em 1795, a Royal Navy dava uma ração diária que continha um grog feito com rum, água, ¾ oz de suco de limão ou de lima, e 2 onças de açúcar. Esta era uma bebida comum em todo o Caribe, e quando gelo se tornou disponível este foi incluído no lugar da água. A história de Jennings Cox é certamente a mais popular e talvez ele foi o responsável pela nomeação da bebida, mas, tanto quanto criá-la digamos que ele o fez com 150 anos de atraso.


Outra versão diz que os soldados cubanos que combatiam os colonizadores espanhóis, no final do século passado, carregavam na cintura um pequeno odre de couro contendo uma mistura de rum branco e suco de limão. Chamavam-na de “elixir da valentia”. Depois dos espanhóis, foi a vez de os americanos invadirem a ilha, entrando pela Praia de Daiquiri.


Os novos invasores logo aprovaram a mistura, mas adicionaram gelo picado para aliviar o calor escaldante da região e batizaram o drinque com o nome da praia em que estavam.


A popularização do coquetel aconteceu pelas mãos do lendário barman do La Floridita, em Cuba, Constantino Ribalagua.
Constantino Ribalagua, também foi responsável, no La Floridita, por acrescentar uma gotas de Luxardo ao Daiquiri e assim ele é servido até hj na velha ilha. O resultado é fantástico!!!  

Em alguns países da América latina se utiliza colocar umas gotas de grenadine depois de finalizado.

Continuaremos em busca de novas histórias...

Nenhum comentário:

Postar um comentário